Quer deixar de usar óculos ou lentes durante o dia?
Apresentamos-lhe a Ortoqueratologia.
A ortoqueratologia é um tratamento para a miopia (até às 5,00 D) e astigmatismo (até -1,50D), indicado para quem quer deixar de usar óculos ou lentes de contacto de uso diurno.
O tratamento consiste no uso nocturno de lentes de contacto semi-rígidas. O uso destas vai moldar a córnea de forma a corrigir o problema de visão. Esta correcção não é definitiva uma vez que se o usuário deixar de utilizar as lentes a córnea volta à forma inicial, não sendo por isso agressiva ao olho, mantendo todas as suas estruturas intactas. Quando acorda, o portador destas lentes retira-as e durante o dia inteiro não necessita de usar qualquer correcção, visto que a “moldagem” da córnea lhe eliminou o problema visual.
O princípio é o mesmo da cirurgia refractiva, aplanar a córnea para eliminar o erro refractivo.
Nas imagens topográficas (topografia da córnea) vemos do lado esquerdo em cima a topografia da córnea do olho esquerdo de um paciente submetido ao tratamento. A imagem inferior é uma topografia corneana do mesmo olho após a adaptação da lente de ortoqueratologia. O mapa da direita é um “mapa de diferenças” que revela a correcção de 3,50 D de miopia, aproximadamente.
A fotografia mostra o fluoresceínograma de um olho com uma lente de ortoqueratologia colocada. Esta análise é muito importante para que se consiga avaliar a centragem e o consequente efeito desejável da lente. Antes de se iniciar o tratamento é necessário fazer uma análise das estruturas da córnea, da graduação e ainda um teste inicial com lentes de ensaios, para que se possa verificar se são reunidas condições para que o tratamento possa ser aplicado.
Os optometristas da Realvisão foram pioneiros na execução desta técnica em Trás-os-Montes e dos primeiros a fazê-lo no norte do país. Ainda hoje serão poucos os profissionais que em Portugal recorrem a ela como uma opção para os seus pacientes como forma de corrigir um problema visual para deixar de usar óculos. Isto porque para além de serem necessários equipamentos específicos, é também necessária formação, um grande banco de lentes de ensaios assim como muitas horas de dedicação para o sucesso desta técnica.
Podemos dizer com algum orgulho que todos os casos que iniciamos o tratamento foram concluídos com sucesso.